Gente eu ando custando a acreditar que foi eu mesma quem tirou essa foto! Não está linda?! Tirei essa foto no dia 02 de Fevereiro, aqui mesmo em salvador na praia no Rio Vermelho bem na hora em que a galera começava a jogar flores pra Iemanjá. Eu tenho tirado muitas fotos. Estou em uma fase, eu acho, que tudo que vejo pode e com toda certeza vai virar foto. As coisas aos meus olhos estão sempre dignas de serem eternas. Um momento como esses em que as pessoas entram no mar para poder ficar mais perto da sua RAINHA das águas e garantir que a oferenda que ela vai fazer chegará até Iemanjá junto com seu amor e devoção é de deixar qualquer um extasiado.
Eu realmente não posso falar como é essa celebração fora da Bahia, mas aqui essa festa é mágica. Eu nunca tinha visto umas mistura tão grande de pessoas e crenças, eu imaginava como era mas esta lá e olhar aquela praia repleta de pessoas reunidas com um único fim, foi uma experiência ímpar. Não da pra descrever a emoção estampada na cara das pessoas em pé nas pedras ou a beira mar pedindo vigorosamente amor, paz, felicidade, sucesso ou então agradecendo as graças recebidas da generosa mãe que esta sempre disposta a acalentar seu queridos filhos. Se tem uma coisa que eu aprendi nesse dia é que não se brinca com a FÉ das pessoas, que essa FÉ vai bem mais além de uma simples devoção, ela constrói o ser humano faz ele acreditar na vida, na felicidade, da ao homem o alicerce que ele precisa para seguir em frente quando achamos que tudo acabou é nessa FÉ que nos agarramos (que eu me agarro) pra acreditar que as coisas podem melhorar e essa foto é para mim a representação de um desejo maior, um desejo que se sobressai as divergências religiosas, políticas e sociais.
2 comentários:
hum..vejamos, eu achei um aspecto bem interessante nesse texto. Você começa falando da foto que voce tirou, [ na primeira vez que vi achei que fosse de Manhattan em NY, hahah] mas depois vendo melhor da pra perceber que foi no red river. Enfim, o ponto interessante que eu falei foi que voce fala desse estímulo sensorial que sua visão te oferece, e a partir desse estímulo inicialmente só na visão, voce acaba expandindo-o para outros niveis na sua propria subjetividade, e isso te ajuda muito a apreciar, desfrutar, analisar e refletir as coisas que voce ver e que voce vive, mesmo que parecam simples e cotidianas.
Outro ponto interessante é quando voce dimensiona o texto do âmbito individual apra algo mais coletivo quando fala sobre a religiosidade. A emoção que as pessoas sentem ao estar ali no mar, sentindo a natureza e celebrando a 'Rainha do mar'. Ora, independente de crença, status, poder, classe social, essas pessoas podem sentir suas almas nesse momento, com certeza é um momento sublime pra quem ta envolvido, da pra perceber uma vivacidade dos fiéis, vivacidade essa que muitas vezes não vemos em cultos corriqueiros de religiões mais tradicionais, mas nao quero aqui trazer esse tipo de discussão.
Concluindo, vc sabe que eu super acho legal que voce escreva no blog, escrever é sempre bom sobre qualquer coisa que nos interesse ou que simplesmente nos dê vontade de falar, [eu mesmo deveria ter um blog desses, kkk]. Então, continue, sempre estarei por aqui lendo e fazendo minhas análises!
hahaha
beijo, baby!
Eis uma grande escritora, talentosa nas palavras e sentimento.
Grande Beijo do seu admirador,
Seu fã
Postar um comentário